Qual a diferença entre o eTA e o Visto Canadense?
A diferença entre o eTA e o Visto canadense resumidamente é que, o eTA trata-se de uma Autorização Eletrônica de Viagem, e o Visto Canadense, trata-se do um visto consular convencional.
Essa é uma questão que vem na cabeça de todos os viajantes que pesquisam sobre documentação para poder conhecer o Canadá. Os brasileiros que necessitam realizar uma viagem ao Canadá precisam ter um documento de viagem válido. Sendo assim, pode ser o eTA Canadense ou um Visto Canadense.
O eTA é uma Autorização Eletrônica de Viagem, um documento que é vinculado ao passaporte para que o viajante entre no Canadá. Mas, somente casos específicos podem solicitar esse documento.
Quem pode tirar o eTA?
Para conseguir essa autorização de viagem o requerente deve entrar no Canadá apenas por via aérea e ter tido o Visto Canadense nos últimos 10 anos ou ter o Visto Americano Válido. O benefício desse documento é que é realizado de forma online, com mais praticidade e um custo mais baixo, o valor é de somente 7 dólares canadenses.
Solicitação do Visto Canadense
O Visto Canadense é um documento que é mais burocrático de ser solicitado, depende totalmente de uma aprovação do Consulado do Canadá. No entanto, todos os viajantes têm a possibilidade de solicitar esse documento, desde que o intuito da viagem seja apenas turismo. Existem diversas etapas para solicitar o Visto Canadense que devem ser realizadas com muita atenção para que não cometa erros, o que pode levar a uma negativa da solicitação.
A solicitação desse documento é feita também de forma online diretamente no sistema do Consulado do Canadá, mas será necessário passar por uma entrevista consular pessoalmente, como também o recolhimento dos dados biométricos.
O prazo para realizar esse processo atualmente é de 132 dias úteis, podendo ter atrasos. O valor da taxa consular para realizar esse processo, no momento, é de R$ 636,00.
Solicitar o eTA Canadense
Como dito acima, o processo do eTA Canadense é realizado de forma online. Além disso, o requerente deve se enquadrar em um dos critérios de solicitação. Quem tem dupla nacionalidade, com o passaporte de outra nacionalidade, pode tentar o eTA Canadense, caso a determinada nacionalidade seja aceita para o pedido.
Dica importante:
É importante destacar que em nenhum desses dois casos a aprovação do documento é garantida, tudo vai depender da análise do Consulado Canadense.
Validade do eTA para o Canadá
O eTA tem uma validade menor do que o Visto Canadense, sua validade máxima é de cinco anos ou até o vencimento do Passaporte que está vinculado, que pode ser antes dos cinco anos, nunca ultrapassa esse prazo.
Se caso vencer esse documento o requerente deverá solicitar um novo eTA.
O viajante que possui o eTA pode visitar o país quantas vezes quiser dentro do seu período de validade, mas não é permitido que a sua permanência no Canadá dure mais de 180 dias.
Precisa solicitar o eTA Canadense?
Se precisa realizar o processo do eTA Canadense e não sabe como proceder, recomendamos que entre em contato com um Consultor Especializado nesse procedimento. O mesmo irá te auxiliar em todo o passo a passo desse processo.
Por Visto Online Express